MUNDOS INVISÍVEIS
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR IMAGINATIVO NOS COTIDIANOS ESCOLARES
Mots-clés :
Criatividade, Mídia, Escola, Brincar, ConsumoRésumé
O presente trabalho trata de um relato de experiência, realizado em uma escola particular de educação básica, localizada em um bairro de classe média, na zona norte do Rio de Janeiro. O estudo em tela propõe diálogos sobre questões entorno da importância do brincar criativo nas escolas para crianças do ensino fundamental e da educação infantil, ressaltando algumas especificidades da cultura infantil enquanto produtora de saberes e aprendizagens. Na busca por cotidianos educacionais mais justos e proveitosos às crianças, a partir da pesquisa-observação, este relato se propõe a questionar os atuais acessos de crianças às mídias de tela e a invasão midiática que vem sofrendo as escolas contemporâneas. A este modo, este relato se propõe a ofertar possíveis caminhos que proporcionem aos estudantes outras formas e modos de viver suas fantasias lúdicas para além do que as mídias lhes impõem.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.