DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA SOCIEDADE LÍQUIDA
Mots-clés :
Sociedade líquida, Pedagogia da Diferença, Formação de professoresRésumé
Desafios da Educação Escolar na sociedade líquida é o tema deste artigo. Seu objetivo é analisar os pressupostos básicos exigidos para uma Educação que atenda às demandas dos novos tempos e espaços escolares colocados pela modernidade líquida. Tem como fundamentação teórica, entre outras, as pesquisas de Bauman (2015; 2011a; 2011b; 1999a; 1999b) que tratam do papel da Educação na modernidade líquida e os princípios basilares da sociedade atual; Hall (2019; 2016; 2014; 2013a; 2013b) ao analisar os problemas postos pela representação da identidade cultural, na sociedade contemporânea; Veiga-Neto (2013; 2012; 2010; 2007) que discute a função da escola e sua articulação com a cultura e a inserção dos novos indivíduos que chegam ao espaço/tempo do mundo que também é novo para quem chega; Silva (2020a; 2020b; 2014) que examina as relações atreladas entre a identidade e diferenças envolvidas em polarizações de diferenciação e poder e suas implicações para a Educação Escolar da sociedade hodierna. A pesquisa é de tipo exploratória com abordagem qualitativa. Os resultados mostram que as características da Educação da sociedade líquida divergem do formato de ensino de uma pedagogia predominante até o final do século XIX. Isso não quer dizer que não convivam diferentes pedagogias, mas que a mais próxima de lograr êxito no contexto atual é a designada Pedagogia da Diferença.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.