Reflexões sobre a incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação básica para além de visões instrumentais

Auteurs-es

  • Francisco Fernandes Ladeira Universidade Estadual de Campinas

Mots-clés :

TICs, metodologias, educação básica, cognição

Résumé

As “Tecnologias da Informação e Comunicação” (TICs) – representadas por computadores, smartphones e tablets, entre outros aparatos – têm modificado as diferentes relações sociais, de maneira geral, e o processo de construção do conhecimento, de modo particular. Quando se fala em TICs no ambiente escolar, não raro encontramos posicionamentos que concebem estas tecnologias somente como “materiais didáticos” ou “metodologias”, o que significa considerá-las simples ferramentas didático-pedagógicas. Nesse sentido, visando superar visões instrumentais sobre as TICs, no presente artigo propomos a compressão das modernas tecnologias como dispositivos responsáveis por gerar novas formas de ensinar e apreender. Constatou-se que as TICs são artefatos culturais que podem modificar a própria maneira como o cérebro humano aprende. Nosso procedimento de pesquisa foi caracterizado pelo levantamento de literatura a respeito dos impactos sociais e cognitivos do uso das tecnologias digitais.

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Biographie de l'auteur-e

  • Francisco Fernandes Ladeira, Universidade Estadual de Campinas

    Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ (2018). Especialista em Ciências Humanas: Brasil, Estado e Sociedade pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2008). Graduado em Geografia pela Universidade Presidente Antônio Carlos - Unipac (2006)

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Publié

2022-04-23

Comment citer

Reflexões sobre a incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação básica para além de visões instrumentais . (2022). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 12(27), 232-256. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1639

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