A BIODIVERSIDADE NOS DOCUMENTOS PADRONIZADORES DO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NATURAIS

CONCEPÇÕES E ABORDAGENS NO ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO

Auteurs-es

  • Estefane de Jesus Fiuza Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Alessandra Alexandre Freixo Universidade Estadual de Feira de Santana

Mots-clés :

Biodiversidade, Orientadores Curriculares Nacionais, Ensino de Ciências Naturais

Résumé

A biodiversidade pode ser considerada um dos conceitos centrais na área das Ciências Biológicas e a educação tem uma função importante na formação crítica e consciente dos estudantes sobre a temática e as problemáticas envolvidas em torno desta. O termo biodiversidade, por ser um conceito polissêmico e integrador, pode gerar desafios para a sua abordagem no ensino de ciências e biologia. O presente trabalho se caracteriza como estudo da análise dos orientadores curriculares nacionais – Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Orientações Educacionais Complementares (PCN+) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – e objetivou analisar as possíveis abordagens de biodiversidade presentes nesses documentos oficiais da educação básica, fazendo uma análise documental da área de Ciências da Natureza do ensino fundamental II e médio, evidenciando as propostas para o ensino. Como técnica de análise de dados, utilizamos o método de análise de conteúdo proposto por Laurence Bardin. Os resultados estão sintetizados em quadros e foram categorizados de acordo com as representações conceituais nas quais o tema biodiversidade pode ser explicado, levando em conta o referencial teórico abordado no estudo. Constatamos que os documentos tem uma tendência em abordar a biodiversidade principalmente nos âmbitos biológicos e ecológicos. Os PCN, embora seja um documento mais antigo, apresenta uma abordagem mais profunda da biodiversidade se comparado à BNCC. Foi possível notar que ao longo do tempo os padronizadores tendem a reduzir cada vez mais a importância da biodiversidade no ensino de Ciências Naturais e de modo específico no ensino de biologia. De modo geral, as experiências na análise apresentam caminhos a serem investigados no ensino de biodiversidade nos documentos que orientam a educação básica brasileira, abrindo portas para o aprofundamento em pesquisas sobre este assunto.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographies de l'auteur-e

  • Estefane de Jesus Fiuza, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

    Licenciada em Ciências Biológicas Professora do Centro Educacional Edite Nunes, Feira de Santana, BA

  • Alessandra Alexandre Freixo, Universidade Estadual de Feira de Santana

    Doutora em Ciências Sociais Professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Publié

2022-12-16

Comment citer

A BIODIVERSIDADE NOS DOCUMENTOS PADRONIZADORES DO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NATURAIS: CONCEPÇÕES E ABORDAGENS NO ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO. (2022). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 12(29), 121-148. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1655

Articles similaires

31-40 de 511

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.