A VIOLÊNCIA NA TESSITURA FAMILIAR
Mots-clés :
Família, Violência Familiar, Ambiente sociocomunitárioRésumé
Este artigo é parte constitutiva de projeto de pesquisa-extensão, “Inclusão social em tempos de violência doméstica: o lugar da escola, empreendido por uma equipe interdisciplinar de pesquisadores da Universidade Estadual de Feira de Santana-Ba”, em uma escola pública, de um bairro periférico do mesmo município. As ações extensionistas ocorreram através de oficinas pedagógicas, em momentos distintos com os docentes e os familiares dos estudantes. Neste trabalho descrevemos e analisamos os avanços observados durante duas oficinas dirigidas aos familiares, ações intervencionistas que visaram refletir sobre as responsabilidades da família na atualidade, destacando os papéis atribuídos e desempenhados por seus membros e as diversas formas de organização familiar naquele universo, discutir coletivamente as implicações das relações família e escola para a sociedade e vice-versa, e fortalecer a Rede de Proteção à Criança e Adolescente. Para tanto, a abordagem bioecológica do desenvolvimento humano de Urie Bronfenbrenner fundamentou e orientou os procedimentos de inserção na comunidade e na escola, as oficinas e a interpretação dos aspectos prosaicos e ou insurgentes relacionados à violência, segundo a visão de 14 familiares. As suas vozes depuseram a favor dos seus atributos que os potencializa a interpretar e a resignificar seus contextos, a reconhecer e refletir sobre os papeis dos membros da comunidade, como também sobre suas limitações, em razão da ausência do poder público naquela localidade, e a compreender a importância de se perceberem como força e parte integrante e responsável por transformações necessárias no interior das famílias e no ambiente sociocomunitário.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines 2014
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.