O professor em foco

resenhas sobre as obras de Zabalza, Kourganoff e Cunha

Auteurs-es

  • Marcelo Silva de Souza Ribeiro Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mots-clés :

Educação

Résumé

Em relação à literatura que aborda a temática do ensino universitário e da universidade,recentemente três livros me marcaram de maneira significativa. Apesar de abordarem assuntos diferentes sobre a mesma temática, possibilitam complementações e reflexões atuais, sobretudo no que diz respeito à realidade que as universidades brasileiras vivem. A empreitada de resenhá-los de maneira distinta, portanto, abria a possibilidade de apresentar aos leitores alguns dos ricos extratos que cada um dos livros porta. Entretanto, busquei um caminho diferente por entender que haveria como ligar os diversos assuntos dos três livros. A partir da articulação das três obras, pretendo oferecer, em forma de resenha, uma ideia mais sintética sobre os livros de Zabalza, O ensino Universitário: seu cenário e seus protagonistas; de Kourganoff, A face oculta da universidade; e de Cunha, A universidade reformanda. Em um primeiro momento, irei, resumidamente, fazer uma espécie de recorte dos livros e, em seguida, arriscarei tecê-los, destacando os impactos mais representativos para a realidade do ensino superior e da instituição universitária brasileira no que diz respeito à condição de ser professor.

 

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur-e

  • Marcelo Silva de Souza Ribeiro, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Professor do Colegiado de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco

Téléchargements

Publié

2010-06-29

Numéro

Rubrique

Resenhas

Comment citer

O professor em foco: resenhas sobre as obras de Zabalza, Kourganoff e Cunha. (2010). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 1(1). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/358

Articles similaires

41-50 de 433

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

1 2 > >>