DISCUSSÕES SOBRE IMPACTOS DA INDÚSTRIA CULTURAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Beatriz Abreu Escola Superior de Artes Célia Helena

Palavras-chave:

Indústria Cultural, Educação, Liberdade, Theodor Adorno, Paulo Freire

Resumo

Este artigo trata de inquietações docentes quanto ao emprego de produtos da Indústria Cultural na prática pedagógica. Para tanto, compara o panorama sociopolítico brasileiro ao da Alemanha nazista e estabelece diálogo entre os estudos de Theodor Adorno e Paulo Freire, sob uma ótica questionadora. Discorre sobre “entretenimento”, “arte elitizada” e “cultura de massas”, bem como as mudanças de fruição estética geradas pelos meios de comunicação. Aborda os efeitos de recursos tecnológicos e mídias sociais sobre os indivíduos e seu uso em sala de aula, em busca de uma educação cuja linguagem acessível comunica, promove o senso crítico, faz refletir e, por isso, emancipa.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Beatriz Abreu, Escola Superior de Artes Célia Helena

    Mestranda em Artes da Cena pela Escola Superior de Artes Célia Helena. Leciona há 10 anos na Educação Básica. Atualmente, é professora de Língua Portuguesa e Eixo Integrador Interáreas no Serviço Social da Indústria (SESI-SP)

Publicado

2022-07-03

Como Citar

DISCUSSÕES SOBRE IMPACTOS DA INDÚSTRIA CULTURAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. (2022). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 12(28), 81-98. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1738

Artigos Semelhantes

51-60 de 447

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.