O curso de medicina da UEFS

um pouco de história

Autores

  • Juliana Laranjeira Pereira Universidade Estadual de Feira de Santana

Palavras-chave:

Metodologia PBL, Aprendizagem, Construtivismo

Resumo

Esse trabalho relata e apresenta a implantação e a metodologia utilizada no Curso de Medicina da Universidade Estadual de Feira de Santana (Ba). Este foi implantado no ano de 2003, entretanto, a construção do projeto iniciou em 1995 por médicos da comunidade feirense. No percurso das discussões, o grupo que elaborava o projeto seguiu as orientações do CINAEM, 2000 (Comissão Interinstitucional Nacional de Avaliação do Ensino Medico) que sugeria a implantação da Metodologia PBL (Problem Based Learning) ou ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas) para a de formação de futuros médicos. Na metodologia PBL o Curso é composto por quatro Comissões com o objetivo de garantir o pleno funcionamento e desenvolvimento do Curso. Como coordenadora da Comissão de Planejamento Didático, exponho a importância e a necessidade dessa comissão para organizar, junto com os professores, os módulos usados nos tutoriais, as práticas, as atividades realizadas pelo PIESC e por Habilidades. Como também, promover a interligação entre os eixos horizontal e vertical e entre os coordenadores das séries e dos módulos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Juliana Laranjeira Pereira, Universidade Estadual de Feira de Santana

    Professora do Departamento de Saúde - Universidade Estadual de Feira de Santana

Downloads

Publicado

2010-06-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O curso de medicina da UEFS: um pouco de história. (2010). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 1(1). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/349

Artigos Semelhantes

21-30 de 211

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.