A AVALIAÇÃO DE PROFESSORES COMO POLÍTICA DE VIGILÂNCIA E DE RECENTRALIZAÇÃO DO PODER E CONTROLO EM EDUCAÇÃO

Autores

  • Henrique Pereira Ramalho Escola Superior de Educação de Viseu - Portugal

Palavras-chave:

Avaliação de professores, Paradigma instrumental, Controlo e vigilância, Cultura da performatividade

Resumo

O ensaio agora apresentado introduz a avaliação do desempenho de professores no debate de algumas das mais importantes mudanças que têm ocorrido ao nível da condição e da carreira docentes. Com a condição de não acrescentar um discurso a tantos outros e muito menos desenvolver um discurso de meta-avaliação, mas de tentar reinterrogar e ressituar, em perspetiva mais plural, o que se diz e faz da avaliação dos docentes, este ensaio concretiza um exercício de análise de alguns dos eixos decorrentes do registo epistemológico de feição objetivista e instrumental. Fá-lo relativamente aos sentidos, significados e utilidades da avaliação do desempenho de professores, dada a sua suscetibilidade para influenciar a compreensão da avaliação do desempenho docente e desenvolver algumas pistas para a discussão das atuais políticas de avaliação de professores, segundo três alinhamentos de análise: i) sobre o registo epistemológico instrumental da avaliação do desempenho docente: uma nova estratégia ideológica de controlo e vigilância em educação; ii) princípios organizadores e pré-ordenativos da ação docente: habituação, tipificação e instituição; iii) a avaliação como cultura da performatividade e instrumento de extensão da planificação socioeconómica e o desempenho dos professores com efeito de black box do sistema.

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Biografia do Autor

  • Henrique Pereira Ramalho, Escola Superior de Educação de Viseu - Portugal

    Professor Adjunto

    Coordenador da Área Disciplinar de Ciências da Educação

    Departamento de Psicologia e Ciências da Educação

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Publicado

2016-06-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A AVALIAÇÃO DE PROFESSORES COMO POLÍTICA DE VIGILÂNCIA E DE RECENTRALIZAÇÃO DO PODER E CONTROLO EM EDUCAÇÃO. (2016). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 6(10). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/50

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