A DIMENSÃO SOCIOEDUCATIVA DO SERVIÇO SOCIAL E DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NO ENFRENTAMENTO DA VIOLAÇÃO DE DIREITOS LGBT+
Palavras-chave:
Serviço Social. Movimentos sociais. LGBT . Direitos sociais.Resumo
Objetivamos problematizar, com este trabalho, como as demandas LGBT+ estão localizadas no interior do Serviço Social enquanto campo produtor de conhecimento. Foi necessário um trajeto metodológico capaz de conectar dois pontos de encontros: de um lado, questões teóricas e, de outro, questões vinculadas ao exercício profissional. Optamos pela pesquisa de base exploratória e descritiva com recursos da revisão sistemática de literatura e, posteriormente, a análise de um questionário sobre a atuação de uma assistente social junto a uma Organização da Sociedade Civil (OSC) da área da saúde, o Serviço de Esperança e Incentivo à Vida Agora (SEIVA). A atuação do SEIVA se faz no terreno dos movimentos sociais de utilidade pública que atuam com uma proposta socioeducativa em defesa, apoio, prevenção e enfrentamento da violação de direitos de pessoas LGBT+, realizando suas atividades socioeducativas em instituições escolares, serviços de convivência, postos de saúde e etc.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.