PROFESSOR DE GEOGRAFIA E FORMAÇÃO CONTINUADA

DICOTOMIAS ENTRE TEORIA/PRÁTICA

Autores

  • Clecia Simone Gonçalves Rosa Pacheco

Palavras-chave:

geografia, metodologias, práticas docentes

Resumo

O presente artigo discorrerá acerca das dicotomias existentes entre a teoria e prática de professores de Geografia da Rede Pública Municipal de Juazeiro/BA. O objetivo é fazer uma analise dos discursos dos sujeitos envolvidos na pesquisa, visando evidenciar as dificuldades encontradas por estes profissionais na sua cotidianidade profissional. Tal pesquisa é oriunda da convivência desta pesquisadora, por mais de dois anos, ministrando Formações Continuadas para docentes do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, de cunho bibliográfico e de campo, além de observação sistemática para delineamento do debate sobre os métodos e as técnicas utilizadas por tais docentes, entrelaçando com as questões didático-pedagógicas indispensáveis à sustentabilidade das práticas educativas no contexto do Semiárido baiano. Fundamentada na análise dos discursos, ficou sinalizado que apesar dos mesmos disporem de formações contínuas em serviço, existem várias barreiras a serem superadas, dentre elas, a necessidade de melhores condições de trabalho, remunerações adequadas à formação profissional, reconhecimento da relevância de trabalho integral, entre outras questões elencadas. Além disso, o que se discute muitas vezes na rede, nas formações pedagógicas, não chega a se aproximar da realidade enfrentada por tais profissionais nas suas salas de aulas, em sua maioria, desprovidos de um suporte pedagógico mais efetivo. Portanto, fica nítida a importância de criação de políticas públicas que valorizem a formação de professores visando o favorecimento de suportes metodológicos que primem por melhor ensino e aprendizagem dos discentes na componente curricular Geografia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Clecia Simone Gonçalves Rosa Pacheco

    Doutoranda em Educação (UCSF/AR)
    Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Campus Petrolina

Publicado

2015-04-08

Edição

Secção

Artigos

Como Citar

PROFESSOR DE GEOGRAFIA E FORMAÇÃO CONTINUADA: DICOTOMIAS ENTRE TEORIA/PRÁTICA. (2015). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 5(7). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/122

Artigos Similares

31-40 de 221

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.