ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (APS) E PANDEMIA POR COVID-19
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I
Palavras-chave:
Internato não Médico, Bacharelado em Enfermagem, Atenção Primária à Saúde, COVID-19Resumo
A Atenção Básica é uma das portas de entrada do SUS que permitem um acompanhamento de saúde mais abrangente. Entretanto, boa parte de suas atuações foram prejudicadas pelas sanções necessárias ao controle da pandemia da COVID-19 e por outras mudanças estabelecidas devido ao remodelamento de financiamento dos seus insumos. Tendo a maioria das suas atividades relacionadas à educação em saúde e configurando-se como setor importante no contexto de cuidado, a Unidade Básica de Saúde torna-se extremamente relevante para a formação acadêmica do discente de enfermagem. Portanto, o objetivo deste trabalho é descrever as atividades desenvolvidas durante o período de prática do Módulo de Estágio Supervisionado I, do curso de enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), levando em consideração as barreiras impostas pela pandemia que ainda se encontra vigente e as mudanças ocasionadas pelo novo modelo de monitoramento/financiamento da Atenção Primária à Saúde, o Previne Brasil. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, no qual são narradas as experiências de estágio de duas acadêmicas de enfermagem na Unidade Básica de Saúde Dr. Manoel Possídio entre 10 de janeiro a 20 abril de 2022. Tais ações oportunizaram a correlação entre o aprendizado teórico com a vivência prática, além do desenvolvimento e aprimoramento de habilidades técnicas e humanas, assim como percepção de possibilidades e limitações da atuação da enfermagem na APS em um cenário de transformações significativas.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.