Pibid em tempos de pandemia
desafios e experiências do letramento literário no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13624829Palavras-chave:
Formação de leitores, Formação de professores, PandemiaResumo
A eclosão da pandemia de covid-19 forçou diversos segmentos da sociedade modificar sua forma de atuar, o que também atingiu a área da educação. Assim, nosso objetivo central com este artigo é relatar uma das ações implementadas durante nossa participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), do curso de Letras/Português da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, câmpus de Coxim (UFMS/CPCX) realizada no segundo semestre letivo de 2021. Ao longo do texto, discorremos sobre o planejamento e a aplicação de uma sequência expandida de letramento literário (Cosson, 2009) com base no romance “Vidas Secas” (Ramos, 2021) a estudantes de uma turma de terceiro ano do ensino médio do curso técnico integrado em Informática do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS, Câmpus de Coxim), abordando, também, as experiências e adaptações que precisaram ser promovidas em decorrência do período pandêmico. Analisando a prática proposta e as vivências que tivemos, podemos concluir que há uma defasagem no conhecimento literário dos alunos do ensino médio e que, para promover uma melhor experiência de aprendizagem a eles, é necessário considerar fatores como o estabelecimento de uma relação de horizontalidade entre discente e docente no ato da leitura, tomando em consideração seus conhecimentos, suas impressões e as várias possibilidades de sentido que emergem a partir da obra. Assim, compreendemos que conceber o plano de aula e aplicá-lo no IFMS contribuiu não apenas para os discentes que participaram dos encontros, mas também para os professores em formação e os formadores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.