O PROFESSOR DE CIÊNCIAS FRENTE A TEMÁTICA MORCEGOS:
QUESTIONAMENTOS, LIMITES E PERSPECTIVAS
Palavras-chave:
Docência, Chiroptera, Ciência, ConcepçãoResumo
Objetivou-se investigar professores de Ciências em relação aos conhecimentos sobre morcegos. Para tanto, utilizou-se entrevistas semiestruturadas de caráter qualitativo, gravadas e transcritas para serem analisadas pela metodologia de Análise de Conteúdo de Bardin. Logo, os professores passaram por uma oficina de formação continuada, a fim de avaliar a compreensão final do grupo. As concepções dos professores sobre o tema, remetem muito àquelas sugeridas pelos livros didáticos, de um modo superficial, com visões preservacionista e utilitarista. Os docentes reconhecem a necessidade de transferir conteúdos aos alunos para que possam ter a consciência do saber (tradicionalismo), entretanto, a falta de tempo em discutir um tema peculiar, faz com que isso não aconteça. Cabe ao professor inserir-se em discussões, nas quais o aluno poderá compreender o real papel desses animais ao ambiente, mas, também, verificou-se a necessidade da realização de práticas de formação inicial/continuada, para que haja fortalecimento na construção do conhecimento do educador sobre morcegos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.