“POR QUE MUITAS PESSOAS TEM VERGONHA DE FALAR SOBRE SEXO?”

A VONTADE DE SABER E OS TABUS SOBRE SEXUALIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Rúbria de Cássia Magalhães e Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Graziele Corrêa Amorim Universidade Federal de Viçosa
  • Heloisa Raimunda Herneck Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Corpo, Sexualidade, Cotidiano, Infância

Resumo

O presente trabalho tem como escopo retornar a uma prática pedagógica desenvolvida, durante a atuação docente, em uma sala do 5º ano do Ensino Fundamental I. Tal exercício ocorreu junto aosagenciamentosentre o currículo, o livro didático e os questionamentos sobre o corpo e a sexualidade tramados pelas crianças. Primeiro, apresentamos o espaço em que a prática se desenrolou e, igualmente,os afetos que permitiram o retorno a esse planejamento. Em um segundo momento,levantamos uma discussão a respeito dos estudos nos|com|emcotidianos e o modo como os mesmos nos possibilitaram reflexões acerca da temática.Assim, em seguida, discutimos junto com a formação do docente, as pesquisas sobre a temáticaenunciada e os conceitos “corpo e sexualidade”.Acompanhando e nos abrindo a uma sensibilização entre as crianças, também pontuamos o modo que se desenvolveu a implementação de uma caixinha da vergonha e como as perguntas encontradas na mesma geraram possíveis compreensões sobre os nossos corpos e as sexualidades. Enfim, buscamos mergulhar junto aos desafios e as possibilidades da produção de outras práticas pedagógicas que nos conduziram a (re)pensar a constituição do corpo e da sexualidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Rúbria de Cássia Magalhães e Silva, Universidade Federal de Viçosa

    Mestre em Educação

    Universidade Federal de Viçosa

  • Graziele Corrêa Amorim, Universidade Federal de Viçosa

    Mestra em Educação (2017) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)

  • Heloisa Raimunda Herneck, Universidade Federal de Viçosa

    Pós-doutorado na Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutorado e Mestrado em Educação na Universidade Federal de São Carlos

    Professora adjunta no Departamento de Educação (UFV)

Publicado

2020-03-19

Como Citar

“POR QUE MUITAS PESSOAS TEM VERGONHA DE FALAR SOBRE SEXO?”: A VONTADE DE SABER E OS TABUS SOBRE SEXUALIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. (2020). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(21), 280-304. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/578

Artigos Similares

41-50 de 86

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.