“VAMOS FAZER MÁGICA?”
REFLEXÕES SOBRE A BRINCADEIRA DE PAPÉIS, O ENSINO E A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DE UM BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Literatura Infantil, Brincadeira de Papéis, Ensino, Educação InfantilResumo
Este texto objetiva tecer uma discussão acerca da importância da literatura infantil, destacando esse universo oferecido em sala de aula como via importante de desenvolvimento da brincadeira de papéis e de alimento do plano simbólico que podem ser estimulados pelo ensino. Tomando a dimensão pedagógica, o texto busca contribuir com estudos acadêmicos sobre a organização do trabalho escolar com crianças, à luz da psicologia histórico-cultural. Trata-se de uma discussão, em um breve estudo bibliográfico atrelado a um relato de experiência, a partir de fontes acadêmicas do campo educacional, para que possam ser colocadas algumas reflexões sobre o ensino nessa perspectiva e criadas estratégias de intervenção pedagógica em sala de aula. O estudo sugere que tais pressupostos propõem outros olhares para o acesso às práticas de leitura literária na escola.
Palavras-chave: Literatura Infantil; Brincadeira de Papéis; Ensino; Educação Infantil
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