GUARACIARA BARROS LEAL E A IMPLANTAÇÃO DO TELENSINO NO CEARÁ (1974-1979)
DOI:
https://doi.org/10.5281/Palavras-chave:
Biografia de mulheres, Formação, Telensino, CearáResumo
Este estudo objetivou biografar Guaraciara Barros Leal com ênfase no seu percurso formativo e profissional os quais a encaminharam a fazer parte da equipe que implantou o Telensino no Estado do Ceará. Trata-se de uma pesquisa biográfica, amparada metodologicamente na História Oral e, teoricamente, nos pressupostos da História Cultural a partir do recorte temporal 1974 e 1979. Os resultados apontaram que Guaraciara Leal teve a sua formação familiar e escolarizada imbricadas pelo fato de seu pai ser dono de escolas durante toda a vida, aspecto que a influenciou nas suas escolhas profissionais posteriores. Ressaltamos ainda que a biografada se formou no curso normal e, posteriormente, em Pedagogia, contudo não exerceu a função de professora. Tal processo reverberou na sua participação efetiva na implantação do Telensino no Ceará, um importante instrumento de educação e de emancipação de jovens e adultos que ansiavam por formação que fosse compatível aos horários da pessoa trabalhadora.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.