LITERATURA NO CÁRCERE

LEITURA LITERÁRIA NA CADEIA PÚBLICA DE CARAÚBAS/RN

Autores

  • Luzia Emília Praxedes de Menezes Queiroz Universidade Federal Rural do Semi-árido
  • Karla Raphaella Costa Pereira Universidade Federal Rural do Semi-árido https://orcid.org/0000-0001-7507-4627

DOI:

https://doi.org/10.5281/

Palavras-chave:

Literatura, Humanização, Remição de pena

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre a contribuição da leitura literária no processo de ressocialização de pessoas privadas de liberdade, na Cadeia Pública de Caraúbas/RN. Trata-se de um estudo de caso qualitativo, no qual foram analisadas 21 resenhas literárias produzidas no projeto Remição pela Leitura, utilizando a análise de conteúdo temática. Os resultados indicaram que a leitura literária desempenha um papel significativo no processo de humanização dos leitores encarcerados, promovendo reflexão, empatia, autoconhecimento e uma maior compreensão da condição humana. O estudo ressalta a importância da literatura como um direito fundamental e uma ferramenta de humanização no contexto carcerário, evidenciando seu potencial para transformar vidas e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa.

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Biografia do Autor

  • Luzia Emília Praxedes de Menezes Queiroz, Universidade Federal Rural do Semi-árido

    Graduanda em Letras/Português (UFERSA)

    Universidade Federal Rural do Semi-árido

  • Karla Raphaella Costa Pereira, Universidade Federal Rural do Semi-árido

    Doutora educação (UECE)

    Docente da Universidade Federal Rural do Semi-árido

     

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Publicado

2025-01-19

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação e práticas educativas em múltiplos contextos - um dossiê interdisciplinar

Como Citar

LITERATURA NO CÁRCERE: LEITURA LITERÁRIA NA CADEIA PÚBLICA DE CARAÚBAS/RN. (2025). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(35), D165 01-24. https://doi.org/10.5281/

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