A COMUNICAÇÃO ESCRITA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL VIA INTERNET
Palavras-chave:
Deficiência Intelectual, Comunicação Escrita, InternetResumo
O presente estudo foi realizado com sujeitos com deficiência intelectual que aceitaram participar de sessões de trabalho durante as quais eles redigiam e trocavam mensagens via e-mail e MSN. O objetivo do estudo foi de avaliar a evolução dos sujeitos durante a participação nas sessões de comunicação, no que se refere a leitura, a escrita de mensagens, aos comportamentos de interação social, a utilização de estratégias cognitivas e enfim, a utilização do computador. Nove sujeitos, adolescentes e adultos, participaram do estudo. Eles foram acompanhados por um mediador cujo papel principal era apoiar na redação de mensagens destinadas à interlocutores tendo igualmente deficiência intelectual. Um total de 87 sessões foram regiatradas, dessas 36 (verbatinas) foram transcritas e analisadas por meio de uma escala que permitiu categorizar e ordenar os comportamentos dos sujeitos classificando-os como elementar, intermediario ou avançado. As comparações entre os comportamentos da primeira e os da última sessão foram efetuadas e analisadas por meio de testes de significação estatistica. Foram observados progressos significativos no que se refere as interações sociais e a utilização de estratégias cognitivas de planejamento e de controle. Por outro lado, nenhum progresso significativo foi constatado no campo da leitura e da escrita (ortografia e semântica) e na utilização do computador.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.