HABILIDADES NA INFÂNCIA
(RE) DEFININDO AS ATRIBUIÇÕES DA FAMÍLIA E ESCOLA NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS PARA O BEM-ESTAR.
Palabras clave:
Habilidades na infância, Parentalidade, Contexto escolar, Bem-estarResumen
O presente artigo se inscreve nas discussões acerca das habilidades que devem ser incentivadas por família e escola na rotina das crianças para o alcance do bem-estar e de uma vida mais saudável. Assim, os objetivos foramreconhecer os estudos que apontem para habilidades e infância; investigar, na literatura, práticas parentais para o desenvolvimento de habilidades nas crianças; analisar através da revisão bibliográfica a escola e o seu investimento em habilidades e sua comunicação com a família da criança; refletir sobre as atribuições da escola e da família na educação de crianças para às habilidades a partir da literatura. A pesquisa se configura em uma revisão do estado da arte, na qual utilizou-se como base dados a PEPSIC (Periódicos Eletrônicos em Psicologia). Na busca foram encontrados 97 artigos, e desses selecionou-se 9 para a análise de dados a partir da análise de conteúdo em Bardin (2011). Habilidades é a unidade de registro do estudo e como critérios de escolha, definimos os marcadores: Parentalidade, Contexto escolar e Infância. A análise de dados suscitou muitas compreensões sobre a importância da parentalidade para o cultivo das habilidades na infância como também aponta os estigmas que a família lança à escola, sendo essa um lugar em que a criança tem expressado seus adoecimentos. Os desdobramentos que a pesquisa fez surgir apontaram para a importância de se ter infâncias interligadas às habilidades que favorecem o bem-estar das crianças, mas essa tarefa compete à escola e família, necessitando que ambas se impliquem.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.