ADESÃO AO ENSINO REMOTO NA PANDEMIA

REFLEXÕES A PARTIR DE NOTÍCIAS DE JORNAIS DA BAHIA

Autores/as

  • Manassés dos Santos Silva Universidade Estadual de Feira de Santana https://orcid.org/0000-0001-8730-2180
  • Lucas Novais Barros Universidade Federal da Bahia
  • Fernanda dos Santos Nascimento Universidade Estadual de Feira de Santana

Palabras clave:

COVID-19, Educação, Ensino Remoto Emergencial, Noticiários.

Resumen

A pandemia da COVID-19 transformou a educação brasileira, exigindo novos movimentos para remanejar as consequências do isolamento social. Surge como medida emergencial o ensino remoto, que adota tecnologias digitais como as encontradas no ensino a distância para promover o ensino de modo a preservar o isolamento exigido pela pandemia. Entretanto, tal modelo, implementado desde 2020, gerou consequências que repercutiram e repercutem na educação e outros âmbitos da sociedade. Diante disso, artigos, apresentações de trabalhos, matérias e notícias de jornais repercutiram a todo momento esses anseios e transformações, agenciando saberes e percepções acerca da adoção ao ensino remoto emergencial. Na intenção de compreender esses agenciamentos, o presente artigo visa analisar a adoção ao ensino remoto emergencial na pandemia e suas repercussões através de notícias de jornais virtuais da Bahia. A metodologia adotada foi da revisão bibliográfica, através de notícias encontradas em três jornais eletrônicas da Bahia. Foram encontradas 15 notícias que se relacionavam com a temática proposta, que foram minunciosamente analisadas e categorizadas pelo suporte da análise temática (AT). Em geral, as notícias apresentaram características do ensino remoto e suas transformações na vida de professores, alunos e pais, que precisaram acompanhar as constantes transformações tecnológicas antes, durante e depois da pandemia. Ademais, conteúdos que expandiam as desigualdades educacionais do Brasil foram encontrados, além de discursos acerca da ansiedade para o retorno presencial. As notícias analisadas refletem em sua maioria concepções de problemas educacionais que acompanham o Brasil, em especial quando atravessadas por elementos socioeconômicos que dificultou o acesso ao ensino remoto. Essas transformações precisam ser analisadas a partir de suas historicidades e agenciamentos na sociedade, possibilitando intervenções que caminhem nos campos político e social para promover uma educação equânime e alinhada com o bem-estar social.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Manassés dos Santos Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

    Biotecnologista, Biólogo, Especialista em Tecnologias e Educação a Distância, Mestre em Recursos Genéticos Vegetais, Doutor em Biotecnologia. 

  • Lucas Novais Barros, Universidade Federal da Bahia
    Mestrando em Saúde Coletiva  Universidade Federal da Bahia
  • Fernanda dos Santos Nascimento, Universidade Estadual de Feira de Santana

    Bióloga, Especialista em Tecnologias e Educação a Distância, Mestre em Recursos Genéticos Vegetais, Doutora em Biotecnologia (Universidade Estadual de Feira de Santana)

Publicado

2023-10-20

Cómo citar

ADESÃO AO ENSINO REMOTO NA PANDEMIA: REFLEXÕES A PARTIR DE NOTÍCIAS DE JORNAIS DA BAHIA. (2023). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(31), 203-231. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1917

Artículos similares

11-20 de 480

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.