LUDICIDADE E DESENVOLVIMENTO

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Josileide Martins Universidade La Salle Canoas
  • Hildegard Susana Jung Universidade La Salle Canoas
  • Louise de Quadros da Silva Universidade La Salle Canoas

Palabras clave:

Ludicidade, Desenvolvimento Humano

Resumen

O tema da presente pesquisa versa em torno da ludicidade como promotora de desenvolvimento humano. O objetivo consiste em refletir sobre os jogos e brincadeiras enquanto promotores de desenvolvimento na Educação Infantil. Trata-se de um estudo de metodologia qualitativa, que recorreu à revisão de literatura, incluindo documentos legais para o procedimento de coleta de material para o referencial teórico. Os achados foram examinados à luz da Análise de Conteúdo e os resultados apontam para: a) o jogo como promotor do desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e moral; b) a preparação para a vida em sociedade começa com situações lúdicas; c) a formação lúdica permite ao educador conhecer-se como pessoa, como profissional e saber suas possibilidades e limitações. Concluímos que o potencial do jogo enquanto promotor de desenvolvimento humano transcende o que buscou analisar a presente pesquisa. Além de potencial promotor de desenvolvimento da criança na Educação Infantil, o jogo permite o crescimento de todos os seres humanos, independentemente de sua idade, bem como do próprio educador, o qual passa pela formação lúdica. Desta maneira, podemos concluir que metodologias lúdicas promovem o desenvolvimento humano em ambientes de educação formal e não formal.

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Biografía del autor/a

  • Josileide Martins, Universidade La Salle Canoas

    Discente do Curso de Pedagogia

    Universidade La Salle Canoas

  • Hildegard Susana Jung, Universidade La Salle Canoas

    Doutora em Educação e docente na Unilasalle

    Universidade La Salle Canoas

Publicado

2018-12-27

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

LUDICIDADE E DESENVOLVIMENTO: A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. (2018). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 8(17). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/256

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