EDUCAÇÃO INFANTIL ESPECIAL/INCLUSIVA

CRIANÇAS AUTISTAS E COM PARALISIA CEREBRAL EM OCARA-CEARÁ

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/

Palabras clave:

Educação Infantil, Inclusão, Autismo, Paralisia Cerebral

Resumen

A escola é um ambiente onde se promove o saber, acolhe e prepara a criança para viver de forma autônoma, independente na sociedade, onde deve participar, interagir e dividir os mesmos espaços com as demais crianças independente de suas limitações, propiciando à proposta da educação especial/ inclusiva. O presente trabalho de pesquisa tem como temática Educação Infantil Especial/Inclusiva: crianças autistas e com paralisia cerebral em Ocara-Ceará, com objetivo de fomentar o conhecimento e entendimento acerca das deficiências para que a inclusão aconteça de fato, desde a primeira infância com a finalidade de promover a interação e inclusão social entre as crianças com deficiências, tanto física, quanto com transtorno do neurodesenvolvimento, contemplando as crianças em suas especificidades típicas e atípicas. A pesquisa é uma abordagem qualitativa, buscando na literatura a visão de autores que dialogam acerca da temática apresentando possibilidades de desenvolvimentos satisfatórios mediante o conhecimento, formação e metodologias utilizadas pelos profissionais do universo escolar.

 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Meiriane da Silva Pinheiro, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira

    Mestra em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (Unilab)

    Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira

  • Antônio Roberto Xavier, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

    Pós-doutor e doutor em Educação (UFC)

    Docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

  • Joaquim Silva Pereira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

    Mestrando em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (UNILAB)

    Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Publicado

2025-01-19

Número

Sección

Dossiê Temático: Educação e práticas educativas em múltiplos contextos - um dossiê interdisciplinar

Cómo citar

EDUCAÇÃO INFANTIL ESPECIAL/INCLUSIVA: CRIANÇAS AUTISTAS E COM PARALISIA CEREBRAL EM OCARA-CEARÁ. (2025). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(35), D22 01-19. https://doi.org/10.5281/

Artículos similares

1-10 de 477

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.