IMPLICAÇÕES DO MÉTODO QUALITATIVO NO ENSINO-APRENDIZADO ATIVO DO PROFISSIONALISMO HUMANITÁRIO. RELATO DE EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL
Palabras clave:
Metodologia, Educação em Saúde, HumanismoResumen
As diretrizes curriculares valorizam metodologias ativas de ensino-aprendizado e as humanidades na formação da identidade profissional em saúde. O objetivo deste artigo é descrever uma nova experiência educacional que utilizou conceitos do método qualitativo para o ensino/aprendizado do profissionalismo humanitário e do compromisso social. A disciplina optativa Comunicação em Saúde utiliza a plataforma Doc.Com.Brasil associada a arte e dramatizações. É ofertada semestralmente pelo curso de Medicina da Univasf para a área de saúde. A turma 2016.2, com 22 estudantes de medicina e 02 das Ciências Farmacêuticas foi questionada sobre a escolha da área de saúde. As respostas foram agrupadas conforme os núcleos de significância em categorias temáticas e temas. Os estudantes pesquisaram artigos e compartilharam seus achados. Uma nova metodologia de ensino-aprendizado que usou o percurso metodológico da pesquisa qualitativa para conduzir a aula. Analogicamente: 1) Questão disparadora da aula = questão norteadora de pesquisa, 2) Estudantes em círculo = grupos focais, 3) Respostas = entrevistas, 4) Organização em temas e categorias = resultado da pesquisa qualitativa, 5) Apresentação dos artigos = discussão. Emergiram três temas e respectivas categorias: 1- Cuidar das pessoas: contato com pessoas, sacerdócio, implicações do currículo oculto, heroísmo; 2 – Influências: sociedade, família, mídia e sonho da infância; 3 - Mercado de trabalho: inter-profissionalismo, estabilidade financeira e responsabilidade social. O feedback dos estudantes sobre o método utilizado foi positivo. Do ponto de vista docente, foi motivador. A metodologia contribui para consolidação das diretrizes curriculares e do profissionalismo humanitário.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.