INTEGRAÇÃO ENTRE A GAMIFICAÇÃO E A ABORDAGEM STEAM NO ENSINO DE QUÍMICA

Auteurs-es

  • Maria das Graças Cleophas Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Mots-clés :

Ensino de Química, Gamificação, STEAM

Résumé

Promover uma Educação Científica que fomente o surgimento de habilidades e competências necessárias para o século XXI é, sem dúvida, um grande desafio para todos os níveis de ensino. Este artigo visa contribuir com proposições que possam agregar benefícios ao processo de ensino e aprendizagem de Ciências/Química. Para tanto, ele mostra o uso da gamificação no ensino de Química quando integrado a uma abordagem STEAM (termo em inglês para agrupar conhecimentos sobre Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática). Nesta pesquisa é proposto e aplicado um modelo de integração entre a gamificação e a Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática que foi denominado Modelo Didático MASTEAM (MD-MASTEAM). A investigação realizada lança luz sobre pontos que são interessantes para o contexto educacional da atualidade, pois enfatiza a necessidade de propor novas práticas pedagógicas que possam repaginar enfoques tradicionais aplicados em relação a conceitos curriculares empregados no ensino de Química, denota a importância do uso das tecnologias móveis em uma estratégia gamificada e, por fim, enfatiza que a gamificação dos processos de ensinagem de Química, numa perspectiva baseada na abordagem STEAM, é amplamente viável e deve ser incentivada como forma de contribuir com o aumento do engajamento dos alunos, com a motivação e a promoção de diferentes conhecimentos, habilidades e atitudes.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur-e

  • Maria das Graças Cleophas, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

    Doutora em Ensino das Ciências

Téléchargements

Publié

2020-10-09

Comment citer

INTEGRAÇÃO ENTRE A GAMIFICAÇÃO E A ABORDAGEM STEAM NO ENSINO DE QUÍMICA. (2020). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(23), 78-109. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1087

Articles similaires

31-40 de 502

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.