EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, NEOLIBERALISMO E CONTRARREFORMA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
INFLUÊNCIAS DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS NOS CEFET E IFET
Mots-clés :
Trabalho, Política Social, EducaçãoRésumé
Este estudo debate sobre expansão da Educação Profissional Tecnológica (EPT) no Brasil, mediante o contexto do neoliberalismo e incorporação deste pelo país. Apresenta fenômenos societários sobre o processo de contrarreforma da educação brasileira, expõe as influências e recomendações dos organismos internacionais – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Banco Mundial (BM) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) – para implementação da EPT no Brasil, com enfoque nos Cefet e Ifet. O objetivo deste texto é debater como ocorreu a expansão da EPT, a partir dos anos 1990 até a atualidade, com a adoção pelo país ao ideário neoliberal, destacando as recomendações e metas postas pelos organismos internacionais para o desenvolvimento das ações da EPT no Brasil e,ampliação de investimentos do país na educação, com formação de mão de obra mais qualificada, desde que seguindo recomendações destes organismos: redução da pobreza, ampliação da segurança e crescimento econômico. A metodologia foi: revisão teórico-bibliográfica histórico-crítica e, pesquisa documental, a partir de autores consagrados que estivessem em consonância com os temas abordados. Foram consultadas teses, dissertações e artigos científicos. Pesquisou materiais produzidos pelo MEC. E documentos elaborados pela UNESCO, BM e BID. As principais conclusões: a EPT ainda mantém o caráter de dualidade, nas modalidades de ensino ofertadas pelas instituições da rede Cefet e IFEt. Essa dualidade ocorre, por um lado, com cursos voltados para formação propedeutica, formação totalizante, com acesso a conteúdos de ciências, tecnologia e cultura. Por outro lado, essas instituições tambpem ofertam cursos voltados para a formação técnica, de caráter instrumental, com o propósito de acelerar a possibilidade de inserção no mercado de trabalho, o que significa que o Brasil busca atender as prescrições postas pelos organismos internacionais.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.