A MATEMÁTICA NO COMBATE A EPIDEMIA
ESTUDO SOBRE A COVID-19 NA REGIÃO DO VALE DO SÃO FRANCISCO
Mots-clés :
Modelos epidemiológicos, COVID-19, Vale do São FranciscoRésumé
Neste artigo discutimos pedagogicamente a importância dos modelos epidemiológicos para se estudar a proliferação do Coronavírus (SARS-CoV-2), aplicando os Modelos Determinísticos SIRD, SEIRD e SIQR para analisar a proliferação da COVID-19 nas cidades de Juazeiro-BA e Petrolina-PE, que apesar da proximidade geográfica recebem informações separadas dos diferentes estados. Com esses modelos obtemos o Número Básico de Reprodução, o período de duplicação do número de casos e uma estimativa para o número de infectados assintomáticos. Além disso, utilizamos regressões não lineares para estimar o número acumulado de casos confirmados e óbitos da próxima semana, além de prever o período de inflexão do número de casos na região. Tais análises foram realizadas pelo Grupo de Modelos Matemáticos para COVID-19 do Vale do São Francisco (GMC-VASF) e divulgadas em boletins semanais.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.