CONSEQUÊNCIAS DO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 NA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS DE PETROLINA-PE

Auteurs-es

  • Karolline de Albuquerque Campos do Prado Univasf

DOI :

https://doi.org/10.5281/zenodo.11657786

Mots-clés :

Ensino Hibrido, COVID-19. Ensino. Inclusão escolar. Mídias sociais.

Résumé

O distanciamento social adotado para conter a disseminação da pandemia de Covid-19 interrompeu as atividades presenciais de ensino, que passaram a ocorrer na modalidade de ensino remoto, através do uso de ferramentas de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Essa nova realidade trouxe desafios, como a necessidade de capacitação de docentes e estudantes para usar as plataformas digitais e evidenciou desigualdades de acesso aos ambientes digitais. Nessa trajetória, escolas adotaram protocolos de segurança e ofertaram o ensino híbrido, uma mescla do ensino virtual com o presencial. Em vista dessas considerações objetivou-se compreender as repercussões do ensino remoto durante a pandemia da Covid-19 na aprendizagem de estudantes do ensino médio. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IF SERTÃO -PE (Parecer nº 5.721.350). Tratou-se de uma pesquisa de método misto com abordagem quanti e qualitativa, desenvolvida no ano de 2022 com estudantes de ensino médio de três escolas públicas de Petrolina- PE. Os dados quantitativos foram coletados utilizando-se um questionário estruturado e expressos em porcentagem e os qualitativos discutidos à luz da literatura vigente. Os resultados indicaram que os entrevistados sofreram prejuízos em várias áreas de sua vida, como aprendizagem, vida social e em sua psique, desenvolvendo ansiedade, pensamentos negativos, incerteza sobre o futuro educacional e atrasos cognitivos e ausência de troca de afeto com família e amigos. Conclui-se que o ensino remoto prejudicou o processo de ensino aprendizagem dos estudantes do ensino médio, bem como sua saúde mental e que o ensino presencial foi preferido em relação aos ensinos híbrido e remoto.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur-e

  • Karolline de Albuquerque Campos do Prado, Univasf

    Professora da educacão básica. Graduada em Ciências Biológicas (Universidade de Pernambuco - 2018). Mestre em  Ciências e Tecnologia Ambiental  (Universidade de Pernambuco - 2020). Doutoranda em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial - UNIVASF.

     

Téléchargements

Publié

2024-04-20

Comment citer

CONSEQUÊNCIAS DO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 NA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS DE PETROLINA-PE. (2024). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(33), A09 01-27. https://doi.org/10.5281/zenodo.11657786

Articles similaires

21-30 de 409

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.