O USO DE ANTIDEPRESSIVOS POR PROFESSORES
UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Mots-clés :
Antidepressivo, Professor, Trabalho docenteRésumé
O adoecimento psíquico do professor quase sempre está associado às más condições de trabalho e às limitações a que ele é exposto. Apontados como uma das categorias profissionais mais propensas à depressão os professores têm cada vez buscam tratamento por meio dos psicofármacos. Diante do breve exposto, este artigo objetiva contextualizar o adoecimento docente e sua relação com o uso de antidepressivos, sendo uma pesquisa bibliográfica exploratória, para a qual se utilizou de fontes bibliográficas, nas bases de dados LILACS, SciELO e BIREME, publicados no período de 2009 a 2017, apontando o estresse ocupacional, a síndrome de Burnout e a depressão como as doenças mais recorrentes, relacionadas ao trabalho docente, o que populariza os antidepressivos como o psicofarma mais utilizado para o tratamento terapêutico. Diante dessa realidade, conclui-se que a categoria docente necessita de um olhar, daqueles que lidam com a educação, voltado à sua saúde, principalmente, no que se refere à saúde mental, o que justifica a importância deste estudo.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.