A problemática do ensino de arte nas políticas de formação docente
Mots-clés :
Ensino de Arte, Políticas de Formação DocenteRésumé
Este artigo é resultado das discussões promovidas na pesquisa de mestrado desenvolvida no programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, que tratou das políticas de formação docente e de currículo para o ensino de Arte. Assim, este texto apresenta uma parte desta pesquisa, abordando a problemática do ensino de Arte nas políticas de formação docente, especificamente na escolarização inicial. Primeiramente, discutiremos as concepções de educação e arte que foram forjadas na modernidade. Em seguida, analisaremos o respaldo institucional legal para o ensino de Arte e as políticas de formação docente. Por último, nossas considerações sobre a importância de se discutir o ensino de Arte nos cursos de formação docente.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.