LÍDERANÇAS RELIGIOSOS E AS CRIANÇAS NOS TERREIROS DE CANDOMBLÉ DO SERTÃO DO BRASIL
Mots-clés :
Crianças, Processos Educativos, Yalorixás, Babalorixá, Terreiros de Candomblé, Ecologia HumanaRésumé
O objetivo deste artigo é analisar os processos educativos na iniciação de crianças nos Terreiros de Candomblé de três cidades nordestinas no Sertão do Brasil: Juazeiro/BA (Terreiro Bandalecônco de Mãe Maria de Tempo), Petrolina/PE (Ilê Dará Axè Omo Logum Edé de Pai Adilson) e Paulo Afonso/BA (Abassá da Deusa Oxum de Idjemim) sob a ótica de duas Yalorixás (Mães de Santo) e um Babalorixá (Pai de Santo). Consiste em uma pesquisa etnográfica, valendo-se de análises de conteúdo das entrevistas das autoridades religiosas e como isso repercute numa ecologia dos terreiros na feitura dos ritos e conexões entre os planos da materialidade e a espiritualidade associado as representações dos orixás com os reinos e elementos da natureza. Além disso, apreende-se o aporte existencial na participação infantil nos terreiros, caracterizando um processo social de aprendizagem e transmissão dos saberes para a manutenção ou reelaboração das tradições culturais religiosas que passam dos mais velhos para os mais novos.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.