CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO ESCOLAR NO DIÁLOGO SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO IFNMG / CAMPUS ALMENARA

Autores

  • Adalvan Soares de Oliveira Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, Gestão escolar, Qualidade de ensino

Resumo

Este trabalho apresenta reflexões sobre o processo de avaliação da aprendizagem e as contribuições da gestão escolar como um mecanismo importante no desenvolvimento de reflexões sobre esse processo, tendo em vista a qualidade do ensino e, consequentemente, a formação do aluno. Nesse sentido, o objetivo da presente pesquisa foi realizar um estudo sobre o processo de avaliação do ensino-aprendizagem no IFNMG/campus Almenara, a partir de uma análise documental, cujos dados quantitativos foram obtidos na Secretaria de Registro do IFNMG. Por meio deles, analisou-se as fragilidades, as propostas e as tomadas de decisão sobre a realidade investigada. Assim, as informações encontradas revelam, de forma geral, ser necessário que a equipe gestora atente-se nos espaços onde atua, no sentido de melhorar as formas de compreensão e de novas práticas em torno da avaliação da aprendizagem, de modo que o aluno se sinta parte deste processo e o professor, por sua vez, seja um agente facilitador das ações de ensino.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Adalvan Soares de Oliveira, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

    Pedagogo, Mestre em Educação Profissional pela UFVJM

    Servidor Público Federal/IFNMG-Campus Almenara

Downloads

Publicado

2017-04-03

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO ESCOLAR NO DIÁLOGO SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO IFNMG / CAMPUS ALMENARA. (2017). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 7(12). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/21

Artigos Semelhantes

41-50 de 530

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.