REFLEXÕES SOBRE A PATERNIDADE
UMA ANÁLISE SÓCIO-HISTÓRICA
Palavras-chave:
Paternidade, Relações familiares, Mudanças histórico-sociaisResumo
A presente pesquisa objetiva tecer reflexões acerca da paternidade, compreendendo as alterações decorrentes das mudanças histórico-sociais em razão das constantes transformações que vêm ocorrendo no meio familiar. Partimos de uma revisão da literatura, por meio de artigos científicos brasileiros, publicados em língua portuguesa, referenciados entre 2010 a 2020 e localizados a partir da plataforma de busca da Google Acadêmico, utilizando os descritores: paternidade + relações familiares e paternidade + histórico-sociais. Os resultados encontrados evidenciam que: a paternidade é uma circunstância da vida e da existência humana; que esse conceito está sempre em constantes transformações e modificações, inclusive adquirindo novos contornos e novas interpretações, dadas as mutações sociais ocorridas na sociedade contemporânea.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.