ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
A PARTILHA DO SENSÍVEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Alfabetização e Letramento, Educação Infantil, TendênciasResumo
O estudo aborda a alfabetização e o letramento na Educação Infantil na perspectiva da partilha do sensível com o outro, nesse momento de ressonâncias institucionais, sociais, econômicas e culturais, especialmente com os novos contornos da pré-escola. Procurando responder a problemática: Até que ponto, há uma idade certa para alfabetizar? Quais os (des)caminhos encontrados na pré-escola quando valorizamos o desenvolvimento humano por meio de uma sensibilização à alfabetização e ao letramento?, o texto é resultante de uma revisão de literatura sobre os conceitos de alfabetização e letramento no campo da educação, considerando as diretrizes legais e os pensadores que reinterpretam o assunto na atualidade, aliado a uma pesquisa formação que tem como objetivo recontextualizar e agregar novas aprendizagens às experiências de formação e atuação, por meio da técnica de grupo focal, realizado com professoras da Educação Infantil, pertencentes a escolas públicas e privadas do município de Canoas/RS. Os resultados apontam para situações emergentes e polêmicas como a falta de entendimento por parte das professoras sobre os processos de alfabetização e letramento em articulação com as práticas de ensino em contextos escolares, o que implica na adoção de métodos de alfabetização, no plural, não apenas um método controlador de letras em sons, sem sentido para o reconhecimento social.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.