O ENSINO DAS OPERAÇÕES ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO POR MEIO DO SOFTWARE SCRATH

UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO REALIZADA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores

  • Bruno Rodrigues UFPA - IEMCI
  • Ashiley Da Silva UEPA
  • Ashiley Da Silva UEPA
  • Ruan Neri
  • Talita Almeida UFPA - IEMCI

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Ensino e Aprendizagem, Operações, Software

Resumo

Na sociedade contemporânea em que vivemos, passamos por constante transformações, onde almejar uma educação tecnológica desde a infância, que esteja presente na vida cotidiana e que possa contribuir com o processo de ensino e aprendizagem é fundamental nos dias atuais. Nesse sentido o presente trabalho irá mostrar as atividades desenvolvidas na fase de observação e no Projeto de Intervenção, realizado na disciplina Prática de Ensino de Matemática I, por alunos do 3º ano do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Pará (UEPA), com alunos do 6º ano da E.E.F Tia Erica Strasser, localizado no município de Moju – Pará. Com isso, o referido texto tem por objetivo relatar as vivências durante as fases de observações e  de aplicação do Projeto de Intervenção, este foi pautado na exposição de jogos matemáticos realizado em trabalhos de grupo, onde apresentamos o software Scratch, que contribuiu de forma satisfatória para os conhecimentos dos alunos referentes as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, já que no período de observação notamos as dificuldades que os estudantes apresentaram no que tange essas operações. Por fim, observamos no desenvolvimento dos estudantes ao manusearem e nas falas que o software se mostrou bastante, dinâmico, motivador e facilitador, no processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2020-06-09

Edição

Secção

Dossiê Temático: Infâncias e Tecnologias

Como Citar

O ENSINO DAS OPERAÇÕES ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO POR MEIO DO SOFTWARE SCRATH: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO REALIZADA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. (2020). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(22), 687-707. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1256

Artigos Similares

11-20 de 505

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.