DO GAMÃO AO GAMÃO TRIGONOMÉTRICO
Palavras-chave:
Abordagem Instrumental, Razões Trigonométricas, Gamão, Teoria Antropológica do DidáticoResumo
O jogo Gamão Trigonométrico, como produto educacional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), foi desenvolvido na parceria entre professores e estudantes da universidade (grupo de pesquisa Laboratório Científico de Aprendizagem, Pesquisa e Ensino - LACAPE) e de uma escola pública da rede estadual de Pernambuco. No processo de construção desse jogo, tomamos por norte teórico-metodológico pressupostos da Abordagem Instrumental e da Teoria Antropológica do Didático. O Gamão Trigonométrico é composto por uma variedade de tarefas e técnicas relacionadas ao tema Razões Trigonométricas, além de ocasionar a mobilização de várias habilidades cognitivas. Dentre os resultados, apresentamos alguns elementos de sua gênese instrumental, por bolsistas do Pibid, além do relato de alguns estudantes do ensino médio acerca de seu primeiro contato com esse jogo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.