RELATO DE EXPERIÊNCIA
REFLEXÕES SOBRE DOCÊNCIA EM CURSO DE PSICOLOGIA E ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR PARA ADAPTAÇÃO DE TESTES PROJETIVOS POR ESTUDANTES PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Palavras-chave:
Docência em Psicologia, Pessoa com deficiência, Teste projetivo, EstudantesResumo
O presente relato de experiência tem como objetivo refletir acerca da docência em curso de Psicologia ao propor atividade conjunta das disciplinas Psicologia e a Pessoa com Deficiência e Psicologia: Entrevistas e Testes Projetivos para adaptação de testes projetivos por graduandos para pessoas com deficiência. Os discentes elaboraram proposta de adaptação de testes projetivos, estudaram o conceito de Desenho Universal e a Nota Técnica Nº 4/2019/GTEC/CG do Conselho Federal de Psicologia. Os estudantes tiveram acesso a materiais sobre as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e ao Estatuto da Pessoa com Deficiência para realizarem a atividade. Os grupos de graduandos escolheram o teste e o adaptaram para proporcionar o acesso de pessoas com deficiências a esse recurso da avaliação psicológica. Os discentes demonstraram em suas atividades a necessidade de não somente adaptar os testes projetivos, mas que o planejamento e elaboração de testes para avaliação psicológica deveriam ser mais inclusivos. As docentes consideraram que a atividade interdisciplinar proporcionou reflexões sobre a atuação docente e a necessidade de propor atividades inclusivas como esta adaptação de testes projetivos para as pessoas com deficiência.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.