TENDÊNCIAS ATUAIS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

REVISÃO DE LITERATURA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO BRASIL

Autores

  • Mylton Franklyn da Silva Reis Secretaria da Educação e da Cultura do município de Fortaleza – SECF/CE
  • José Rildo Oliveira Dantas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
  • Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN
  • Stenio de Brito Fernandes Secretaria de Educação e da Cultura do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC/RN)

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Tendências, Licenciatura em Matemática

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar algumas Tendências Atuais em Educação Matemática nos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil. Para tanto, faz uma reflexão sobre a relevância da utilização de tais tendências no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Metodologicamente, partimos de uma abordagem qualitativa e como técnica de pesquisa o estudo se caracteriza como bibliográfico, constituído principalmente de livros e artigos científicos, onde são destacadas, contextualizadas e analisadas as ideias de alguns dos principais pesquisadores de cada tendência abordada no texto. Erguemos contribuições sobre as seguintes tendências: Resolução de Problemas, Alfabetização Matemática, Etnomatemática, Modelagem Matemática, Jogos e Novas Tecnologias da Educação Matemática. Como resultados, foi constatado que temos um âmbito científico bastante rico quanto às aplicações das Tendências Atuais em Educação Matemática, porém faz-se preciso consolidar essas tendências como uma área de conhecimento que perpasse os cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Mylton Franklyn da Silva Reis, Secretaria da Educação e da Cultura do município de Fortaleza – SECF/CE

    Graduação no curso de Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Mossoró. Construí experiência como acompanhante e monitor de Educação Inclusiva pela Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Mossoró/RN, nas escolas: Escola Municipal Raimunda Nogueira do Couto e Escola Municipal Alcides Emanoel de Medeiros. Tive a oportunidade de ser bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), ambientado na Escola Estadual Professor Abel Coelho, e também, bolsista do Programa de Residência Pedagógica (PRP/CAPES). Atualmente é professor de Matemática do Ensino Fundamenta II na rede municipal de Fortaleza do Estado do Ceará/CE. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática.

  • José Rildo Oliveira Dantas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

    Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT), pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), (2013). Graduado em Licenciatura em Ciências Habilitação em Matemática pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN (1988). Atualmente é professor permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), é também, Coordenado do curso de Licenciatura em Matemática no IFRN. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática.

  • Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN

    Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional - PPGEP do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, Campus Natal central, na linha de História, Memória e Historiografia da Educação Profissional. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - POSEDUC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN na linha de Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente (2015). Especialista em Educação, na área de Ensino e Currículo (2010) pela UERN e graduada em Pedagogia pela UERN (2007). Professora de Didática, em regime de dedicação exclusiva, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Mossoró. Professora do curso de Especialização em Educação e Contemporaneidade do IFRN, Campus Mossoró. Atuou como professora efetiva da Educação Infantil na rede pública municipal (2010 a 2012). Atuou como professora colaboradora do Departamento de Educação da Faculdade de Educação da UERN de 2010 a 2015 ministrando disciplinas pedagógicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na educação profissional, prática de ensino e saberes docentes, educação e trabalho, didática, alfabetização e letramento, educação infantil, desenvolvimento profissional, educação inclusiva e narrativas (auto) biográficas.

     

  • Stenio de Brito Fernandes, Secretaria de Educação e da Cultura do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC/RN)

    Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e relaciona-se à linha de pesquisa Práticas Educativas, Cultura, Diversidade e Inclusão. Especialista em Mídia na Educação pelo Núcleo de Educação a Distância (NEAD/UERN) (2015). Especialista em História do Brasil República pela UERN (2005), possui graduação em Geografia pela UERN (1999). Atualmente é professor estatutário no município de Porto do Mangue/RN (2003), e professor concursado do Estado do Rio Grande do Norte (RN) (2006), alocado no Centro Regional de Educação Especial de Mossoró - CREE-MOS, no município de Mossoró-RN. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Memória (Auto) Biográfica e Inclusão (GEPEMABI/UERN). Participou do curso na área da Educação Especial com ênfase no Atendimento Educacional Especializado - AEE (2023). Participo do Projeto de Pesquisa em andamento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPEG/UERN), intitulado: Ascensão Social por meio dos estudos de estudantes de origem popular: da Educação Básica até a Universidade. Faço parte do Projeto de Extensão, intitulado: Histórias de Vida em Música, Teatro e Desenho: Vozes Silenciadas ? Ação desenvolvida pela Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN/UERN) e Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UERN). Tem experiência na área de Educação no Ensino Fundamental II e EJA no Ensino de Geografia, Educação Inclusiva e Narrativas (auto) Biográficas.

Publicado

2023-12-30

Como Citar

TENDÊNCIAS ATUAIS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: REVISÃO DE LITERATURA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO BRASIL. (2023). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(32). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2389

Artigos Similares

51-60 de 513

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.