Projeto de vida profissional de estudantes de psicologia
um estudo no campo da moral e da ética
Palavras-chave:
Estudante de Psicologia, Projeto de vida profissional, Moral e éticaResumo
Esta pesquisa objetivou analisar e comparar, na perspectiva da moral e da ética, as concepções e valores construídos por estudantes de Psicologia da UNIVASF acerca da formação acadêmica, verificando quais são os seus projetos profissionais. O projeto de vida profissional foi pensado como sendo o que os estudantes querem ou esperam do futuro, os meios considerados para atingir o que almejam, além dos fatores sociais que podem estar subjacentes a essas perspectivas de vida profissional. A amostra foi de 50 alunos de Psicologia, sendo 18 do primeiro período, 16 do quarto período e 16 do oitavo período. A coleta foi realizada na universidade onde estudam os participantes. Foram aplicados questionários com perguntas fechadas e com frases incompletas para que eles completassem de acordo com suas concepções. As categorias das respostas dos participantes da pesquisa foram formuladas com a finalidade de tornar possíveis as análises que se pretendiam realizar, e o tratamento dos dados englobou as análises qualitativa e quantitativa. Os resultados apontaram um entendimento dos futuros profissionais da psicologia do seu papel social a partir de uma prática que visa o cuidar efetivamente do outro, aceitando-o legitimamente, e, ao mesmo tempo, uma preocupação com a falta de conduta moral e ética que vêm identificando nos profissionais atuantes na área. Esta pesquisa pretendeu acrescentar às investigações sobre projeto de vida um estudo sobre projeto de vida profissional, o qual certamente acrescentará dados importantes à compreensão do caminho que está sendo traçado para a sociedade pelos profissionais nela inseridos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.