O professor em foco

resenhas sobre as obras de Zabalza, Kourganoff e Cunha

Autores

  • Marcelo Silva de Souza Ribeiro Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

Educação

Resumo

Em relação à literatura que aborda a temática do ensino universitário e da universidade,recentemente três livros me marcaram de maneira significativa. Apesar de abordarem assuntos diferentes sobre a mesma temática, possibilitam complementações e reflexões atuais, sobretudo no que diz respeito à realidade que as universidades brasileiras vivem. A empreitada de resenhá-los de maneira distinta, portanto, abria a possibilidade de apresentar aos leitores alguns dos ricos extratos que cada um dos livros porta. Entretanto, busquei um caminho diferente por entender que haveria como ligar os diversos assuntos dos três livros. A partir da articulação das três obras, pretendo oferecer, em forma de resenha, uma ideia mais sintética sobre os livros de Zabalza, O ensino Universitário: seu cenário e seus protagonistas; de Kourganoff, A face oculta da universidade; e de Cunha, A universidade reformanda. Em um primeiro momento, irei, resumidamente, fazer uma espécie de recorte dos livros e, em seguida, arriscarei tecê-los, destacando os impactos mais representativos para a realidade do ensino superior e da instituição universitária brasileira no que diz respeito à condição de ser professor.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcelo Silva de Souza Ribeiro, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Professor do Colegiado de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco

Publicado

2010-06-29

Edição

Secção

Resenhas

Como Citar

O professor em foco: resenhas sobre as obras de Zabalza, Kourganoff e Cunha. (2010). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 1(1). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/358

Artigos Similares

31-40 de 433

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>