RELAÇÃO ENTRE AS NEUROCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO

IMPACTOS PARA PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Maria Eduarda Christoni da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Alexandre Luiz Polizel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espirito Santo

Palavras-chave:

Neurociência, Aprendizagem, Prática docente, Neuroeducação

Resumo

Este manuscrito tem por objetivo buscar compreender a importância das contribuições em neurociência para a formação dos docentes e as educações. Para isso fez-se uma pesquisa qualitativa-exploratória, por meio de um levantamento bibliográfico em meio eletrônico utilizando ferramenta de busca do portal de periódicos da plataforma CAPES (trabalhos publicados de 2016-2020). Para melhor compreensão os materiais foram analisados por meio da análise de conteúdo de Laurence Bardin, estruturada em três etapas: Pré-análise; Exploração do Material e Tratamento de Resultados. Evidenciou-se por meio da análise de conteúdo as contribuições das neurociências para a educação a partir de três categorias emergentes: i) As neurociências na educação e aprendizagem; ii) Conhecimento das neurociências que devem ser adotados pelos professores; e iii) Dificuldade da aplicação dos saberes neurocientíficos na prática docente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Eduarda Christoni da Silva, Universidade Estadual de Londrina

    Graduanda em pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina

  • Alexandre Luiz Polizel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espirito Santo

    Doutorando (2019-Atual) e Mestre (2017-2019) no Programa de Ensino de Ciência se Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina.

    Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espirito Santo

Downloads

Publicado

2022-04-23

Como Citar

CHRISTONI DA SILVA, Maria Eduarda; POLIZEL, Alexandre Luiz. RELAÇÃO ENTRE AS NEUROCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO: IMPACTOS PARA PRÁTICA DOCENTE. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 175–191, 2022. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1699. Acesso em: 5 jul. 2025.

Artigos Semelhantes

11-20 de 358

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.