LITERATURA DE TERROR

QUAIS AS LIMITAÇÕES E PERSPECTIVAS DO DOCENTE EM TRABALHAR ESTE SUBGÊNERO?

Authors

  • Aline Ferreira Da Silva Oliveira Universidade Estadual de Goiás
  • Josélia Batista Dias de Souza Universidade Federal de Catalão e Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11658132

Keywords:

Literatura, Leitura, PIBID, Terror

Abstract

O presente artigo tem como objetivo apresentar o resultado do exame feito acerca de quais são as limitações e as perspectivas dos docentes em torno do uso do subgênero de literatura de terror no ensino de alunos do Ensino Fundamental II numa escola pública de Campos Belos-GO. As metodologias empregadas foram baseadas na abordagem qualitativa, aplicando-se a pesquisa bibliográfica, bem como um relato de experiência de autoria própria elaborado durante o período de bolsista do programa PIBID em 2018. E ainda, foi realizada uma pesquisa de opinião durante o mês de novembro de 2021 por meio do levantamento das opiniões de docentes de língua portuguesa em torno do subgênero conto de terror. A pesquisa apontou que o subgênero conto de terror ainda é pouco explorado pelos professores. Contudo, é possível que este recurso educativo literário possa ocupar um lugar de maior relevância no ensino desta etapa formativa, especialmente se for considerado o potencial que este tem de incentivar o desenvolvimento da leitura, da escrita e da curiosidade dos alunos da Educação Básica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Aline Ferreira Da Silva Oliveira, Universidade Estadual de Goiás

    Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás. 

  • Josélia Batista Dias de Souza, Universidade Federal de Catalão e Universidade Estadual de Goiás

    Mestra em Gestão Organizacional, Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e Mestra em Gestão e Auditoria Ambiental, Universidad Internacional Iberoamericana (UNIB). Administradora, Servidora Municipal e Docente Substituta na Universidade Estadual de Goiás. 

Published

2024-04-20

How to Cite

LITERATURA DE TERROR: QUAIS AS LIMITAÇÕES E PERSPECTIVAS DO DOCENTE EM TRABALHAR ESTE SUBGÊNERO?. (2024). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(33), A11 01-21. https://doi.org/10.5281/zenodo.11658132

Similar Articles

21-30 of 112

You may also start an advanced similarity search for this article.