LITERATURA DE TERROR

QUAIS AS LIMITAÇÕES E PERSPECTIVAS DO DOCENTE EM TRABALHAR ESTE SUBGÊNERO?

Autores/as

  • Aline Ferreira Da Silva Oliveira Universidade Estadual de Goiás
  • Josélia Batista Dias de Souza Universidade Federal de Catalão e Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11658132

Palabras clave:

Literatura, Leitura, PIBID, Terror

Resumen

O presente artigo tem como objetivo apresentar o resultado do exame feito acerca de quais são as limitações e as perspectivas dos docentes em torno do uso do subgênero de literatura de terror no ensino de alunos do Ensino Fundamental II numa escola pública de Campos Belos-GO. As metodologias empregadas foram baseadas na abordagem qualitativa, aplicando-se a pesquisa bibliográfica, bem como um relato de experiência de autoria própria elaborado durante o período de bolsista do programa PIBID em 2018. E ainda, foi realizada uma pesquisa de opinião durante o mês de novembro de 2021 por meio do levantamento das opiniões de docentes de língua portuguesa em torno do subgênero conto de terror. A pesquisa apontou que o subgênero conto de terror ainda é pouco explorado pelos professores. Contudo, é possível que este recurso educativo literário possa ocupar um lugar de maior relevância no ensino desta etapa formativa, especialmente se for considerado o potencial que este tem de incentivar o desenvolvimento da leitura, da escrita e da curiosidade dos alunos da Educação Básica.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Aline Ferreira Da Silva Oliveira, Universidade Estadual de Goiás

    Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás. 

  • Josélia Batista Dias de Souza, Universidade Federal de Catalão e Universidade Estadual de Goiás

    Mestra em Gestão Organizacional, Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e Mestra em Gestão e Auditoria Ambiental, Universidad Internacional Iberoamericana (UNIB). Administradora, Servidora Municipal e Docente Substituta na Universidade Estadual de Goiás. 

Publicado

2024-04-20

Cómo citar

LITERATURA DE TERROR: QUAIS AS LIMITAÇÕES E PERSPECTIVAS DO DOCENTE EM TRABALHAR ESTE SUBGÊNERO?. (2024). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(33), A11 01-21. https://doi.org/10.5281/zenodo.11658132

Artículos similares

21-30 de 112

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.