AS TECNOLOGIAS E O PENSAMENTO COMPLEXO DE MORIN NO PROCESSO FORMATIVO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Palabras clave:
Formação inicial., Professor de Matemática., TIC., Pensamento complexo.Resumen
O professor é produto e reprodutor de saberes, logo há uma necessidade de se pensar, refletir e debater o processo formativo e sua relação com a educação básica, principalmente na busca de estratégias inovadoras que correspondam aos anseios da sociedade contemporânea. Assim, o presente trabalho almeja ressaltar a complexidade que está em torno da formação inicial dos professores, em especial de matemática, frente às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). O estudo é do tipo bibliográfico e de cunho filosófico e apresenta, a princípio, reflexões sobre as inter-relações estabelecidas entre ciência, técnica e indústria e, por consequência, sua ampliação para a sociedade e a educação. Em seguida, adentra as discussões das TIC no processo formativo do professor de matemática e dos saberes necessários à educação do futuro. O trabalho destaca que as TIC não são a única alternativa metodológica que merece ser discutida na formação inicial do professor de matemática e, muito menos, é a salvadora da educação. Ressalta-se que há uma diversidade de recursos e estratégias que contribuem para o ensino e a aprendizagem das crianças e dos adolescentes e que formar professores de matemática, diante das TIC e em meio à complexidade em que se situam, exige professores com mentes abertas para as incertezas do momento e do futuro, bem como que as ilusões durante o caminhar formativo agucem o pensamento complexo.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.