ALFABETIZAÇÃO E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DAS TESES DE DOUTORADO
DOI:
https://doi.org/10.5281/Palabras clave:
autismo, Alfabetização, Intervenção PedagógicaResumen
O presente artigo apresenta uma revisão sistemática de teses de Doutorado acerca da temática alfabetização em indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Neste estudo, investigamos as abordagens, metodologias e resultados das pesquisas acadêmicas recentes, abrangendo um período de uma década, de 2010 a 2023, com o objetivo de identificar as principais tendências e lacunas no campo. A análise detalhada dos estudos permite uma compreensão aprofundada das estratégias e práticas pedagógicas utilizadas para a alfabetização de indivíduos autistas. A síntese dos estudos possibilita um olhar mais diretivo sobre o estado atual da alfabetização para indivíduos autistas, destacando a necessidade de mais investigação e desenvolvimento de intervenções pedagógicas adequadas. Além disso, este trabalho enfatiza a importância de adaptar as práticas educacionais às necessidades específicas dos alunos com TEA, considerando suas características únicas e desafios. A revisão sistemática também sugere que, apesar dos avanços significativos, ainda há uma carência de pesquisas empíricas que possam guiar a prática educacional de forma mais eficaz e inclusiva.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.