EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UMA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE: A EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE MEDICINA

EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UNATI/UNIVASF

Autores/as

  • Marcelo De Maio Nascimento Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Lucas da Silva Ramos Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Ana Vitória Teixeira de Medeiros Gomes Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Nayara Jéssica dos Santos Maia Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palabras clave:

interdisciplinaridade, Desenvolvimento, Formação em Medicina, Envelhecimento Ativo

Resumen

O aluno de Medicina necessita de uma formação humana, crítica, generalista, com base reflexiva, além de contato direto com as demandas da sociedade para que possa exercitar os conhecimentos ganhos em sala de aula. Nesse sentido, projetos e programas de extensão universitária se apresentam como uma medida simples e eficaz, que permite ao aluno atuar durante a formação de forma orientada nas áreas de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação em saúde. Em se tratando da saúde e educação continuada do idoso, as Universidades para Terceira Idade se apresentam como uma escola para acadêmicos, pois são projetos interdisciplinares que associam atividades de extensão com o ensino e a pesquisa. Este relato de experiência tem como objetivo descrever as experiências de sete discentes do curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco/UNIVASF com 160 idosos da Universidade Aberta à Terceira Idade, entre 2015-2019, nos serviços de acompanhamento da pressão arterial, palestras e grupo de estudo e pesquisa. Contatou-se que a troca de experiências entre os acadêmicos e idosos ampliou os saberes de vida de ambos, além de qualificar significativamente as competências habilidades específicas dos futuros médicos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Lucas da Silva Ramos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Médico formado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, membro da equipe pedagógica da Universidade Aberta à Terceira Idade, UNATI/UNIVASF

  • Ana Vitória Teixeira de Medeiros Gomes, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Médica formada pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, membro da euipe pedagógica da Uiversidade Federal do Vale do São Francisco, UNATI/UNIVASF

  • Nayara Jéssica dos Santos Maia, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Médica formada pela Universidade Federal do Vael do São Francisco, membro da equipe pedagógica da Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNATI/UNIVASF

Publicado

2020-04-03

Número

Sección

Dossiê Temático: Ensino da Comunicação em Saúde

Cómo citar

EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UMA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE: A EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE MEDICINA : EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UNATI/UNIVASF. (2020). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(21), 55-83. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/984

Artículos similares

21-30 de 433

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.