RELAÇÃO ENTRE AS NEUROCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO

IMPACTOS PARA PRÁTICA DOCENTE

Auteurs-es

  • Maria Eduarda Christoni da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Alexandre Luiz Polizel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espirito Santo

Mots-clés :

Neurociência, Aprendizagem, Prática docente, Neuroeducação

Résumé

Este manuscrito tem por objetivo buscar compreender a importância das contribuições em neurociência para a formação dos docentes e as educações. Para isso fez-se uma pesquisa qualitativa-exploratória, por meio de um levantamento bibliográfico em meio eletrônico utilizando ferramenta de busca do portal de periódicos da plataforma CAPES (trabalhos publicados de 2016-2020). Para melhor compreensão os materiais foram analisados por meio da análise de conteúdo de Laurence Bardin, estruturada em três etapas: Pré-análise; Exploração do Material e Tratamento de Resultados. Evidenciou-se por meio da análise de conteúdo as contribuições das neurociências para a educação a partir de três categorias emergentes: i) As neurociências na educação e aprendizagem; ii) Conhecimento das neurociências que devem ser adotados pelos professores; e iii) Dificuldade da aplicação dos saberes neurocientíficos na prática docente.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographies de l'auteur-e

  • Maria Eduarda Christoni da Silva, Universidade Estadual de Londrina

    Graduanda em pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina

  • Alexandre Luiz Polizel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espirito Santo

    Doutorando (2019-Atual) e Mestre (2017-2019) no Programa de Ensino de Ciência se Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina.

    Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espirito Santo

Téléchargements

Publié

2022-04-23

Comment citer

RELAÇÃO ENTRE AS NEUROCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO: IMPACTOS PARA PRÁTICA DOCENTE. (2022). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 12(27), 175-191. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1699

Articles similaires

211-220 de 322

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.