DESCRIÇÃO PEDAGÓGICA E POSSIBILIDADE SEQUENCIAL DE MOVIMENTAÇÃO BÁSICA NO JOGO DA CAPOEIRA
Mots-clés :
Luta brasileira, Ensino, Ataques, Defesas, ContinuidadeRésumé
Aspectos pedagógicos e sequenciais dos movimentos básicos da Capoeira merecem ser investigados, visando à contribuição com o campo acadêmico e prático relacionado à modalidade. Sendo assim, os objetivos do presente estudo foram: 1) descrever pedagogicamente os movimentos básicos utilizados na Capoeira e 2) sugerir possibilidades sequenciais, a partir desses movimentos, para serem utilizadas no jogo da Capoeira. A movimentação básica adotada para a análise descritiva foi fundamentada na Aula Básica Programada de Capoeira, que é caracterizada pela Ginga, movimentos de ataque, de defesa e de deslocamentos do corpo. Foi possível demonstrar uma representação visual de 23 movimentos básicos da Capoeira, sendo: 1. Ginga; 2. Esquiva Lateral; 3. Deslocamento em diagonal; 4. Esquiva básica; 5. Negativa; 6. Rolê; 7. Meia-lua de frente; 8. Armada; 9. Paralela; 10. Aú; 11. Queixada; 12. Negativa invertida; 13. Passa-pras-costas; 14. Martelo; 15. Esquiva de Frente; 16. Meia-lua de compasso; 17. Finta da rasteira; 18. Rasteira; 19. Martelo de chão; 20. Rasteira de costas; 21. Confronto; 22. Ponteira e 23. Esquiva em diagonal. Conclui-se que a movimentação apresentada contempla o principal e fundamental movimento, que é a Ginga, assim como os movimentos de defesa, de ataque e de deslocamentos do corpo. Ainda, uma descrição pedagógica da movimentação foi realizada e considerou aspectos como função do movimento dentro do jogo de Capoeira, processo pedagógico de realização do movimento com início, desenvolvimento e finalização, bem como possibilidades sequenciais de movimentos a partir de cada um deles.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.