Gêneros textuais como ferramenta para o ensino da língua

Autores

  • Fernando Moreno da Silva

Palavras-chave:

Ensino, Gêneros textuais, Tipos textuais

Resumo

O presente artigo pretende discutir a questão dos gêneros textuais como inovação para o ensino da língua portuguesa a partir das sugestões dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), referencial que norteia o ensino de língua. O trabalho apresenta a origem dos estudos dos gêneros a partir do conceito de “gêneros discursivos” de Mikhail Bakhtin e do estudo de Luiz Antônio Marcushi sobre tipos e gêneros textuais. Apropriando-se desses conceitos, observa-se a importância dos gêneros para o ensino da leitura e da produção textual, temas que precisam de um melhor tratamento para desenvolver no aluno sua competência comunicativa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2012-12-24

Edição

Secção

Artigos

Como Citar

Gêneros textuais como ferramenta para o ensino da língua. (2012). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 2(3). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/322

Artigos Similares

41-50 de 326

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.