EXPERIÊNCIA DO PROJETO “SALA DE AULA ITINERANTE” E A REFLEXÃO SOBRE O PROTAGONISMO JUVENIL NA LEI DE CRIAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PARAÍBA
Palavras-chave:
Sala de aula itinerante., Protagonismo juvenil., Lei estadual nº 11.100/2018.Resumo
Este artigo apresenta um estudo sobre a temática “protagonismo juvenil”, através da experiência do projeto “sala de aula itinerante”. A inquietação em se escrever sobre “protagonismo juvenil” surgiu após o contato com os estudantes de uma Escola (Estadual) Cidadão Integral Técnica, na cidade de João Pessoa – Paraíba, como ação culminante do projeto “Sala de aula itinerante”, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB), como parte da campanha “Ação Educação Democrática”, organizada pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Partiu-se de uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto, em seguida, analisamos a Lei estadual nº 11.100/2018 (e suas alterações) e verificamos qual a abordagem dada pelo legislador, bem como qual a importância deste conceito para o modelo de escola cidadã integral. Por fim, conclui-se apresentando o relato da experiência com o projeto, em que se trabalhou esta temática com os estudantes, e os aspectos positivos desta troca de experiência e as impressões resultantes deste contato.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2020-08-19 (2)
- 2020-08-19 (1)
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.